Greve no IBGE impede divulgação da taxa média de desemprego

26/07/2012 10:35

Uma greve de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atinge parcialmente as atividades do instituto há um mês, impediu a divulgação nesta quinta-feira da taxa média de desemprego do país relativa a junho. Com isso, o instituto optou por informar os resultados de cinco das seis regiões metropolitas que compõem o indicador.

A região do Rio de Janeiro, a segunda mais importante da pesquisa atrás apenas de São Paulo, não teve seus dados divulgados.

Os dados parciais mostram que em São Paulo a taxa de desemprego subiu para 6,5% em junho ante 6,2% em maio. Em Porto Alegre houve redução para 4% ante 4,5% em maio.

Belo Horizonte registrou uma taxa de desemprego de 4,5% em junho, ante 5,1% no mês anterior. O indicador relativo a Salvador atingiu 7,9% ante 8% em maio, enquanto em Recife a taxa de desemprego em junho foi de 6,3%, acima dos 5,9% de maio.

Segundo o IBGE, por enquanto a greve não prejudica a produção de outras pesquisas a serem divulgadas nas próximas semanas, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo relativo a julho, previsto para ser divulgado em 8 de agosto.

Já o Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE informou que há prejuízo na compilação dos dados e na qualidade das informações, uma vez que boa parte dos trabalhadores permaneceu parada entre junho e julho.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)